Crise pode superar Grande Depressao se retomada nao incluir

Laís Alegretti

Crise pode superar

Em entrevista à BBC News Brasil,

Se o governo quer salvar vidas e retomar a economia, o caminho é aumentar os testes para coronavírus e produzir equipamentos de proteção para as pessoas poderem voltar a trabalhar mesmo enquanto o vírus está em circulação. Essa é a recomendação do economista Paul Romer, que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2018.

Em entrevista à BBC News Brasil, o professor da New York University (NYU) disse que as respostas econômicas convencionais para combater recessão não vão funcionar até que as pessoas possam voltar a trabalhar em segurança.

"É um desperdício de recursos tentar levar as pessoas de volta ao trabalho se você não encontrou uma maneira de tornar seguro que elas voltem ao trabalho", disse.

Romer afirmou que a crise gerada pela pandemia pode ser pior que a Grande Depressão "se os governos não agirem rapidamente para garantir que as pessoas voltem ao trabalho de forma segura".

O economista americano criticou a possibilidade de criar "passaportes de imunidade", aventada pelo Brasil e pelo Reino Unido, para permitir a circulação de pessoas recuperadas da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essa medida levaria, segundo ele, a muitas infecções e mortes.

Take Action

Sign up to receive our stories and updates, and learn more about how you can help.